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Como escrever bons textos para a internet

Em 03/07/2012 por Beth Vieira

Tablete de argila com escrita cuneiforme em foto num leitor de livros eletrônicos
Foi um longo caminho da escrita cuneiforme em tabletes de argila ao webwriting em e-tablets. (Foto de Dylan Tweeney em http://www.flickr.com/photos/dylan20/5869971413/ )
Uma das coisas que aprendi fazendo foi como desenvolver bom conteúdo para internet. Sim, pois não basta produzir coisa boa, quem escreve quer ser lido e para ter leitores algumas práticas são fundamentais.

Selecionei alguns tópicos que hoje faço quase instintivamente. Todos tem os seus porquês e são fundamentados em muito estudo, tentativas, erros e acertos. Afinal em webwriting, nada é por acaso.

Crie títulos interessantes

Em literatura a subjetividade é linda, em webwriting quanto mais objetivos melhores.

Lembro até hoje de um texto sobre redação que li na sexta série que se chamava “A morte da pílula azul piscina”. O texto era legal, passava o recado, sobretudo sobre essa coisa de dar asas à imaginação, seduzir e entreter o leitor.

Na internet, este título atrairia as pessoas erradas e, consequentemente, quem chegasse, sairia. Portanto, da próxima vez que pensar em criar um título poético, tente equilibrar com a objetividade. “Tecnicas de redação – Como redigir um bom texto”. seria bem mais simples, no entanto, muito mais eficiente.

Cuidados na edição

Textos muito curtos são rasos. Textos muito longos são chatos.

Na internet, tudo o que não nos agrada nas pimeiras cinco linhas, partimos pra outra. Ainda assim, alguns textos necessitam maiores explicações. Nestes casos, uma boa dica para os adeptos de textos maiores é a inserção de subtítulos. Podemos não só dar a oportunidade de reorganização das idéias, ao leitor, como reforçar e focar ainda mais o texto, tornando-o mais relevante e interessante para buscas.

Use imagens

Placa de granito danificada, com escrita romana antiga.
Escrita antiga romana em placa de granito danificada pelo tempo. As imagens devem ajudar a compreender o texto e contexto. (imagem de Horia Varlan em http://www.flickr.com/photos/horiavarlan/4681206711/ )

É isso aí, o uso da imagem torna seu texto mais atrativo, tanto para os leitores quanto para os buscadores como o Google, ou até mesmo para ferramentas como Facebook e Pinterest. Crie o hábito de renomear suas imagens com o que elas são ou sugerem, assim, pessoas com deficiência visual – que também são seus leitores, clientes e consumidores – também acessam o seu site e saberão do que se trata a imagem. A isto chamamos de acessibilidade.

Não esqueça que a imagem escolhida deve ajudar no fluxo da narrativa ou notícia, e não quebrá-la.

Créditos a quem é de direito

Isso é importantíssimo. Se aquele texto te inspirou, cite-o! Se a imagem do fulano é perfeita para ilustrar seu texto, não esqueça de dar os créditos. Se a imagem tem direito autoral, peça autorização ao detentor destes direitos. Ou use imagens “royalty free” ou com licenças Creative Commons que permitam o reuso da imagem. Muitas vezes, basta que se dê o crédito ao autor para usar estas imagens.

Camiseta marrom com a frase I Love To Share. Creative Commons.
Muito mais que política de boa vizinhança, citar fontes ajuda a oferecer novas experiências e informações ao leitor, como também dar o devido crédito àquele que te ajudou, de certa forma, na produção do seu texto. Foto da equipe A Vida Secreta, disponível em http://www.flickr.com/photos/avidasecreta/6360497621/ )

Para finalizar, nossa última dica: só a experiência e prática trará o conhecimento. Pratique e escreva já!

A 2ACES é especialista em projetos de conteúdo e colaboração e pode lhe ajudar desenvolvendo conteúdo em texto, imagens e vídeo de seu projeto ou treinamendo sua equipe de WebWriting. Entre em contato!

Arquivado em: Criação e Produção Marcados com as tags: acessibilidade, conteúdo, creative commons, criação, dicas, narrativa, redação, search engine optimization, seo, storytelling, webwriting

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